O QUE É EGO?
Em latim, a palavra “ego” significa “eu” e refere-se à primeira pessoa do singular, que realiza a ação.
Essa palavrinha foi adotada pela psicologia, para falar de algo complexo, a parte da psique que lida com a percepção da própria identidade e individualidade.
O psicanalista Sigmund Freud, apontou em sua teoria que essa é uma das três partes da mente, junto ao id e o superego.
O ego, em um sentido coloquial, pode ser utilizado para classificar o comportamento de alguém que tem uma preocupação excessiva consigo mesmo, em detrimento dos outros, os “egocêntricos”.
DR. ESTRANHO
Como verdadeiro fã da Marvel, me peguei refletindo sobre o filme do Dr. Estranho.
Se não assistiu, vou te situar: o Dr. Stephen Strange, um médico super renomado, referência no que faz, passa por algumas intempéries em sua vida e vai para um retiro espiritual.
Nesse local, ele não consegue se conectar com o proposto, tem dificuldade de entender tudo que é proposto, por ser cético e acreditar ser um “homem da ciência”, buscando explicações lógicas para tudo.
A Anciã, responsável por direcioná-lo nessa jornada, diz: “Seu intelecto o levou longe na vida, mas não o levará adiante. Renda-se”.
NÃO ADIANTA SÓ TEORIA
Hoje, o mercado não busca apenas habilidades técnicas, precisamos usar as ferramentas relacionadas à inteligência emocional, criar conexões verdadeiras e buscar conhecer o eu, para seguir em direção à transformação.
O que a Anciã tenta apresentar ao Dr. Estranho é isso: parabéns pelo conhecimento acadêmico, mas só isso não serve, é preciso de mais.
SE RENDA
Antes de se tornar o Dr. Estranho, o personagem era o que consideramos EGOCÊNTRICO, se achava o único capaz de fazer qualquer coisa bem feita, não confiava nos outros.
Sua treinadora, tem como tarefa principal ajudar e apoiá-lo na jornada, pois precisamos de direcionamento, somos seres sociáveis, precisamos nos conectar e confiar uns nos outros para que o processo aconteça. Então ela diz que ele precisa se despir do ego, se render.
O se render dentro desse contexto, é se colocar em posição de vulnerabilidade, você é uma pessoa e tudo bem ter fraquezas, elas são importantes para evidenciar nossos pontos fortes.
COMO POSSO MELHORAR?
Sei que muitos de nós já passamos por um ou outro momento de “egocentrismo” e isso é normal, faz parte do processo de autoconhecimento.
Para ser uma pessoa melhor e consequentemente um Treinador Comportamental De Alto Impacto de excelência, precisamos trabalhar nosso EGO para poder nos despir do CENTRISMO.
Através dos meus treinamentos, com as metodologias que aplico ao longo dos anos, eu ajudo muitas alunas e alunos nesse processo de crescimento e autocompreensão.
SILENCIE O SEU EGO E SEU PODER SURGIRÁ
Acredite no seu potencial e conte comigo para essa transformação!
Eu sou André Kaercher e ser treinador não é opção, é a minha missão!
Uma resposta
FANTÁSTICO!!!! Se o ser humano aprender a render-se entenderá o propósito.