O MARKETING NÃO É SÓ PARA VENDER
Ao longo dos meus anos como treinador comportamental de alto impacto, percebo que muitas pessoas têm uma visão equivocada de que o marketing serve APENAS para venda.
Esse pensamento não poderia estar mais errado, o marketing, na realidade, é composto por um grupo de atividades, ele é como um alicerce de construção, estabelece as bases necessárias para a venda.
Ele possibilita a compreensão ampla do nosso público, onde ele está, o que ele deseja, quais são suas objeções, entre tantas outras métricas.
MARKETING X VENDA
Para compreender melhor esse conceito, é fundamental diferenciar de forma clara o marketing de venda.
A venda representa o momento que você recebe o dinheiro, é entregue o produto ou serviço e é pago um valor por isso.
Já o marketing prepara o terreno para a venda, como eu disse antes, ele compõe um grupo de atividades que devem ser desempenhadas para criar interesse e atrair o público certo, é o que você faz para tornar a venda possível.
Sintetizando, um é responsável por criar conexões, despertar interesse e gerar confiança, enquanto o outro é a conversão desse interesse em uma transação financeira.
ANALOGIA DO GALINHEIRO
Uma analogia simples e que eu gosto muito de usar para explicar essa diferença é a do galinheiro.
Quando você joga um punhado de milho no poleiro cheio de galinhas, você está fazendo marketing, pois está atraindo, despertando o interesse.
Se elas não vêm até você, se não estão qualificadas, a estratégia está mal feita, está estimulando demais, gastando dinheiro e não está gerando o tipo certo de interesse.
Por outro lado, quando as galinhas vêm até você após o milho ser oferecido na mão, você está lidando com vendas.
Agora imagine que elas não comem, mesmo que estejam interessadas, a conversão não acontece, aí é hora de olhar para questões relacionadas à venda, pois o preço pode estar desalinhado, as objeções não estão sendo tratadas adequadamente, entre outras nuances.
MARKETING PREPARA O TERRENO
Entender a distinção desses dois pilares é fundamental para qualquer treinador ou treinadora comportamental de alto impacto que deseje maximizar o sucesso de seus treinamentos.
Assim como Carlos Alberto Parreira afirmou, após a copa de 94: “o gol é apenas um detalhe”, talvez tenha sido uma das melhores frases que já ouvi alguém falar.
Para marcar gols e garantir a vitória, é essencial ter uma defesa sólida, capaz de proteger o time de ataques adversários.
Isso ressalta a importância de uma base sólida, bem estruturada, para alcançar o sucesso, seja nos campos de futebol ou nos negócios.
Aplicando nesse contexto, a venda é um detalhe importante, porém, para alcançá-la, é necessário preparar o terreno de forma estratégica.
Precisamos de estratégias de marketing que atraiam as pessoas certas, desperte nelas o interesse genuíno e a confiança.
CONEXÕES DURADOURAS
Nossos treinamentos não são “apenas” eventos, são experiências profundas e transformadoras, que têm o poder de mudar vidas.
Como uma pessoa que não nos conhece sabe disso? Através do marketing.
Ao criar conexões autênticas com nosso público, despertar o desejo genuíno de crescimento e transformação, estamos plantando as sementes para o futuro, construindo algo duradouro, como já falei com vocês no texto CONSTRUA UM LEGADO DURÁVEL.
E é nesse ponto que o marketing se torna mais do que uma ferramenta de divulgação e passa a ser um propagador de mudanças positivas e duradouras.
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