CAMINHAR SOBRE CACOS DE VIDRO
O Glass Walking é diretamente associado à caminhada sobre cacos de vidro, mas essa técnica vai muito além disso.
Essa ferramenta é muito poderosa para o autoconhecimento e superação de limites, por isso vim desmistificar alguns mitos e verdades que a cercam.
O QUE É GLASS WALKING?
Em essência, a dinâmica envolve caminhar descalço sobre cacos de vidro, mas seu verdadeiro propósito é ajudar as pessoas participantes a confrontarem seus medos e desenvolverem uma nova percepção sobre suas capacidades.
Cada passo sobre os vidros representa a quebra de barreiras internas e a conquista de uma nova autoconfiança.
O Glass Walking é uma oportunidade de adotar uma mentalidade de crescimento, enfrentando desafios e superando limites pessoais.
MITOS E VERDADES
Agora vamos ao que interessa, vou trazer alguns pontos que já ouvi ao longo desses mais de 20 anos de carreira sobre o Glass Walking e compartilhar com vocês se são mitos ou verdades.
Qualquer tipo de vidro pode ser usado no Glass Walking – MITO
Essa é uma das crenças mais comuns, a maioria das pessoas acredita que qualquer caco de vidro serve para a prática, mas isso é um erro.
No MTI, utilizamos exclusivamente vidros de garrafa de cerveja de 600ml e vinho de 750ml.
Vidros de garrafas de whisky, especialmente os quadrados, são extremamente resistentes e aumentam o risco de ferimentos, comprometendo a integridade física dos participantes e a experiência que buscamos proporcionar.
O Glass Walking não corta o pé – VERDADE
Um dos maiores medos do pessoal é de se machucar durante a prática.
A verdade é que, quando preparado corretamente e seguindo todos os protocolos de segurança, a chance de corte no pé durante o Glass Walking é praticamente zero.
É imprescindível que o ambiente esteja controlado e que todos os cuidados sejam tomados, para que a pessoa participante possa se concentrar em sua experiência.
As esteiras podem ser usadas sem limite – MITO
Outro mito que ouço muito é sobre a durabilidade das esteiras utilizadas.
As esteiras têm validade e devem ser descartadas após serem usadas por 100 pessoas. Essa precaução é fundamental para garantir que a prática seja eficaz e segura, obviamente.
O GLASS WALKING é uma dinâmica sistêmica – VERDADE
Essa dinâmica é profunda, atua em um nível emocional e energético.
De acordo com a teoria da aprendizagem experiencial, proposta por David Kolb, a aprendizagem não acontece apenas no cérebro, mas na vivência única e particular de cada indivíduo.
Ao enfrentar esse desafio, aprendem sobre suas capacidades físicas e desenvolvem um entendimento profundo de si e de suas emoções.
PRÁTICA TRANSFORMADORA
O Glass Walking é uma prática transformadora e, ao apontar os mitos e verdades, podemos abrir caminho para que mais pessoas se permitam experimentar essa dinâmica.
No MTI apresentamos a teoria e experimentação dessas e outras técnicas.
Eu sou André Kaercher, e ser treinador não é uma opção, é a minha missão!