Música é um instrumento poderoso
MÚSICA TEM PODER
Você já pensou no poder que a música tem sobre a nossa mente e corpo?
Em meus treinamentos, sempre utilizo músicas para conduzir a jornada e criar uma atmosfera, seja para energizar a sala, ajudar os participantes a relaxarem ou até mesmo para estimular mudanças emocionais profundas.
PODER TRANSFORMADOR
Um exemplo do poder transformador da música pode ser visto na 4ª temporada de Stranger Things.
Max, uma das personagens, enfrenta o vilão Vecna, que se alimenta dos seus medos.
Em um momento de desespero, ouve sua música favorita, Running Up That Hill da Kate Bush, e se reconecta com a realidade, eliminando as forças que ameaçam sua vida.
A música se torna um instrumento de resiliência, algo que a empodera, ajuda a reconectar-se com o momento presente e a vencer seus medos.
ENERGIA PARA O CORPO E MENTE
Assim como Max, todos enfrentamos desafios emocionais e momentos de insegurança.
A música tem o poder de transformar essa realidade. Ao ouvirmos algo que gostamos, diversas áreas do cérebro são ativadas, influenciando nossas emoções, sistema nervoso e até mesmo a energia física.
Sou apaixonado por música, adoro ter trilhas sonoras para cada momento da minha vida.
Nos meus treinamentos, percebo como a música pode ajudar a superar barreiras emocionais e acelerar a transformação, ajudando a elevar a energia, acalmar ou até focar a atenção de maneira mais eficaz.
MÚSICA NOS TREINAMENTOS
A música libera emoções reprimidas, tornando mais fácil reconhecer e processar sentimentos.
Já vivenciei treinamentos onde, ao tocar a música certa, as pessoas passaram de um estado de ansiedade para um estado de confiança e motivação.
Ao associar momentos importantes de treinamento com uma determinada música, podemos criar gatilhos que ativam essas emoções positivas no futuro.
A MÚSICA COMO FERRAMENTA
O que mais me impactou na cena de Stranger Things foi a maneira como a música se tornou uma ferramenta de superação para Max.
Ela usou a música para afrontar o medo, ansiedade e conectar-se com seu eu mais forte. Isso me fez refletir sobre como é importante usar a música em momentos de desafio emocional ou psicológico durante os treinamentos.
Quando estamos lidando com bloqueios emocionais, a música age como um poderoso catalisador emocional, permitindo a reconexão com seus recursos internos e enfrentando os desafios com uma nova perspectiva.
Essa ferramenta pode proporcionar um despertar emocional e empoderar nossas alunas e alunos para que possam, da mesma forma, enfrentar e vencer os desafios que a vida lhes impõe.
A MÚSICA TRANSFORMA
Quando usamos a música de maneira estratégica, ela pode ser uma aliada para fomentar a transformação e desbloquear potenciais ocultos.
Então, da próxima vez que você se sentir preso em um ciclo de medo, insegurança ou dúvida, lembre-se de Max e de como a música a salvou.
Você também tem o poder de usar a música para se reconectar, se empoderar e transformar sua própria realidade.
Eu sou André Kaercher, e ser treinador não é uma opção, é a minha missão!
FAÇA PARTE DA LEGIÃO DE TREINADORES