Todos os dias em minhas redes sociais, recebo a pergunta “André, o que um treinador de alto impacto faz? Que profissão é essa?”, daí resolvi trazer para vocês uma explicação do que é a minha missão de vida.
O QUE É?
O treinamento comportamental de alto impacto é um processo que tem sua fundamentação na neurociência, neurolinguística e psicologia positiva, seu objetivo é acessar as partes mais profundas do indivíduo possibilitando:
> Autoconhecimento;
> Aprimoramento de soft skills;
> Melhoramento de forma assertiva do psicológico e emocional;
> Gestão das emoções;
> Muito mais!
DE ONDE VEM O NOME TREINADOR COMPORTAMENTAL DE ALTO IMPACTO?
A pessoa responsável pelo treinamento pode ser chamada de vários nomes diferentes que no fim representam a mesma coisa, seja treinador comportamental de alto impacto, head trainer, treinador sistêmico ou simplesmente treinador.
Para você ter uma ideia, quando eu comecei, há uns 20 anos atrás, os termos utilizados para referenciar quem aplicava os treinamentos eram: instrutor, facilitador ou professor.
Com a popularização dos materiais de desenvolvimento humano, chegou no Brasil em meados dos anos 2000 a palavra coach, que vem do inglês e em tradução livre, significa treinador.
De acordo com o dicionário, a definição da palavra treinador é “aquele que treina” ou “pessoa que prepara outras pessoas”, que casa muito com o que é desempenhado.
Head trainer é uma expressão também utilizada para designar o profissional, podemos traduzir para “formador principal”, “head” é cabeça, ou seja, essa pessoa é a “cabeça” do projeto, quem pensa e estrutura.
QUAL A DIFERENÇA DO TREINADOR PARA UM PROFESSOR?
A diferença está no fato de que em um treinamento o objetivo não é a transferência de conhecimento, como em sala de aula.
Um treinador comportamental trabalha na linha dos 2A: apoio e ajuda.
COMO FUNCIONA ISSO DOS 2 AS?
Uma das maiores demandas relacionadas ao treinamento comportamental no Brasil está relacionada às áreas da vida.
Ao longo da minha carreira, já me deparei com pessoas que buscam um LT (leader training) ou cursos abertos com imersão, para resolver questões financeiras, relacionamento interpessoal, conexão plena, saúde, conflitos, lazer, prosperidade.
Nós, treinadores, atuamos sempre como ponto de ajuda e apoio, trabalhando pontos que são trazidos pela aluna ou aluno, com o objetivo de alinhar os contextos e proporcionar uma relação de cura com a criança interior.
PROFUNDIDADE DO TRABALHO
O treinador comportamental precisa se dedicar constantemente aos estudos de novas metodologias para aprimorar o seu trabalho e contar com recursos que possibilitem o trabalho de toda a linha do tempo da pessoa.
Afinal, esse é um trabalho extremamente profundo, daí o nome alto impacto.
Existem pessoas que buscam um treinamento para destravar o momento da sua carreira, por exemplo, e quando imerge no processo, descobre que o problema não começou ali, mas na primeira infância, não foi resolvido e se tornou um fardo que ele carrega ao longo dos anos sem nem fazer ideia.
TREINADORES COMPORTAMENTAIS PODEM ATUAR NA LINHA CORPORATIVA?
Com certeza! Esses profissionais podem atuar em diversas áreas, ajudando e apoiando na construção, alcance e na superação de desafios pessoais ou profissionais.
QUAIS SÃO AS METODOLOGIAS QUE EU POSSO USAR?
Atualmente temos um cabedal de metodologias que têm como objetivo alavancar a vida das pessoas que passam por um treinamento de alto impacto, como coach sistêmico, hipnose, constelações familiares, rebreathing, entre outras.
O ideal é que você estude cada uma delas, entenda o seu objetivo, tenha bem claro qual é o seu propósito e a partir disso adapte as metodologias à realidade do seu projeto.
O MERCADO NÃO ESTÁ SATURADO?
De forma alguma! O treinamento de alto impacto emocional chegou aqui no Brasil por volta da década de 90 e em 2018, antes da pandemia, ainda era um bebê, contávamos com poucos treinadores e poucos institutos seguiam essa linha.
Com a pandemia o cenário mudou e demandou um recálculo da rota, em 2022 notamos uma aceleração nos processos e hoje o treinamento comportamental de alto impacto emocional é uma criança em crescimento.
Atualmente esse mercado está aberto e ele abraça aqueles que tem um chamado para a missão, afinal de contas, não se trata só de negócios, tá? É para quem quer transformar vidas verdadeiramente.
FAÇA PARTE DA TRANSFORMAÇÃO
A essência de um treinador comportamental de alto impacto é destravar contextos e auxiliar na quebra de barreiras que impedem as pessoas de chegarem aos níveis mais altos da sua vida.
Se é isso que você quer, chegou ao lugar certo.
Ser treinador não é uma opção, é a minha missão!
Eu sou André Kaercher, e vou te guiar para sua melhor versão!
FAÇA PARTE DA LEGIÃO DE TREINADORES
Clique aqui para conferir o meu vídeo: