DIRECIONAMENTO DE ENERGIA
Ao longo dessa jornada treinando treinadores, constantemente busco técnicas poderosas, que possam causar transformações profundas e significativas.
Uma dessas dinâmicas é a Quebra de Placa, um exercício intenso focado na quebra de crenças limitantes utilizando a energia da raiva como catalisador.
Ela gera uma mudança de olhar do observador com novas percepções do seu contexto de vida pessoal e profissional, através do processo que dá acesso ao que chamamos de “feridas mortais”.
O QUE É?
Essa dinâmica tem como base a Gestalt Terapia, e pode ser utilizada em grupos terapêuticos, nos treinamentos comportamentais de alto impacto, desde que você tenha uma equipe especializada.
A atividade consiste em utilizar um pedaço de madeira, simbolicamente representando uma crença limitante ou uma ferida emocional, e quebrá-la com uma explosão de energia controlada, neste caso, a raiva.
O processo envolve a ativação do Sistema Ativador Reticular Ascendente (SARA), uma estrutura do tamanho de uma ervilha localizada no cérebro, que responde aos estímulos emocionais e é crucial para a ancoragem de novos padrões de pensamento e comportamento.
PREPARAÇÃO
Para que a atividade funcione da maneira que a gente espera, precisamos preparar os participantes adequadamente.
Utilizamos a linguagem ericksoniana para inserir a turma em um fluxo perceptual ideal para que cada um possa participar com produtividade e, quando todos estão preparados, iniciamos a dinâmica.
A partir disso, estimulamos a conscientização da pessoa sobre a importância de acessar sua raiva para alcançar um recurso pleno do seu estado.
DINÂMICA
Neste exercício, a pessoa escolhe uma crença que gostaria de trabalhar e é apoiada por duas pessoas da equipe, chamadas de “anjos“.
Esses “anjos” reforçam uma crença positiva escolhida pela aluna ou aluno, enquanto um terceiro membro atua como indutor, mantendo-se à frente para reforçar a crença negativa que será quebrada.
Este processo ocorre enquanto a pessoa é induzida a um estado de concentração profunda, onde o cérebro emite ondas gama, com um alto nível de atividade cerebral.
Enquanto o indutor trabalha a crença negativa, os “anjos” sussurram palavras de apoio no ouvido da pessoa.
Quando a pessoa está pronta, ela quebra uma placa de madeira.
Esse momento simboliza que ela conseguiu “quebrar” aquela crença negativa e a energia intensa da raiva, devidamente canalizada, auxilia no processo.
Após quebrar a placa, a equipe celebra a conquista com um abraço.
Todos demonstram orgulho por aquela pessoa conseguir atingir o objetivo e a acolhem e incentivam a perceber que possui os recursos necessários para avançar dentro de si.
POSSO USAR QUALQUER TIPO DE MADEIRA?
Não! Eu sempre recomendo o uso de madeira de pinus, com cerca de 1,5mm de espessura e dimensões de aproximadamente 30 x 30cm.
É crucial que a madeira esteja seca para evitar rasgos durante o exercício.
SEGURANÇA SEMPRE!
Lidar com essa intensa liberação emocional e física é algo muito delicado, por isso apenas profissionais qualificados podem conduzir esse exercício.
Cada aluna e aluno enfrentará um momento emocionalmente desafiador e doloroso, exigindo uma avaliação contínua e cuidadosa para garantir a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos.
QUER SABER MAIS?
Se quiser conhecer mais sobre essa e outras dinâmicas transformadoras, adquira meu livro Manual do Treinador de Pessoas e inscreva-se na próxima turma do MTI!
Eu sou André Kaercher, e ser treinador não é uma opção, é a minha missão.
FAÇA PARTE DA LEGIÃO DE TREINADORES